quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um mais um também são dois



Olá queridos, hoje citarei um trecho que acho bastante relevante do livro M³ (Mulher – Mãe – Moderna) das jornalistas piauienses, Clarissa Carvalho e Elizângela Carvalho. Super indico esse livro, fala sobre a experiências femininas como mulheres, mães e modernas.

A partir dos ensinamentos da Matemática, aprendemos desde cedo que um mais um é dois. Com o passar do tempo, parece que nos esquecemos dessa regrinha básica e passamos a ver variantes mesmo quando elas não existem. Exemplo disso é a paixão, sentimento pouco racional que nos leva a ter como ideal de parceiro alguém que seja uma cara-metade, alma gêmea, banda da laranja ou demais associações piegas tão projetadas no senso comum.

Apaixonadas, queremos alguém que seja como a gente, saiba reconhecer nossas necessidades, conheça e compreenda nossos sentimentos, faça o que queremos sem que agente precise pedir; enfim, seja um duplo nosso mais completo, pois queremos também que não tenha nossos defeitos e ainda tenha outros atributos físicos (vocês entendem...).

Porém, esquecemos nesse devaneio de voltar às primeiras lições da soma para identificar como é ilógico imaginar que a união de duas pessoas pode chegar a ponto de transformar seres tão únicos em apenas um.

Fora a crença religiosa de que os casamentos transformam dois corpos em apenas um, aprendemos com a Física que dois corpos nunca poderão ocupar o mesmo espaço.

O fato é que sempre veremos o mundo de modo diferente do nosso parceiro, pois ocupamos lugares diferentes no mundo. Da mesma maneira, ninguém conseguirá perceber as coisas exatamente como a gente. Isso tem suas desvantagens, mas também tem seu lado bom. Imaginem viver com alguém que concorda em tudo com você, que pouco soma em suas experiências de vida; afinal, vê as coisas exatamente como você e, além disso, não te dá espaço para ser sujeito de existência irrepetível. Segundo Leonardo Boff: “cada ponto de vista é a vista de um ponto, depende de onde meus pés pisam”.

*Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-graduada em Tendências e Perspectivas do Jornalismo (UFPI), mestre na linha Estudos de Linguagem (UFPI) e Editora-Chefe do Jornal O Dia/PI.
* Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Tendências e Perspectivas do Jornalismo (UFPI), Mestranda em Antropologia e Arqueologia (UFPI), Professora do curso de Comunicação Social e colunista semanal do Jornal O Dia/PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário